sexta-feira, abril 20, 2007

Simpsons - 20 anos

Criados por Matt Groening, a familia Simpson estreou no dia 19 de Abril de 1987 na TV. Na época o programa ainda não existia, e os Simpsons eram apenas personagens da vinheta de um programa chamado The Tracey Ullman Show.


A reação dos telespectadores foi tão positiva que o curta de apenas 30 segundos evoluiu transformando-se em episódios dum seriado, que em 17 de dezembro de 1989 foi ao ar com o nome que permanece até hoje, Os Simpsons!

Como a série de maior longevidade da TV mundial, os Simpsons já estão no ar a 20 anos, possuem 18 temporadas que ainda estão em produção, com contrato já assinado para mais 3 anos no mínimo.

Nesses vinte anos de carreira a série ganhou - pasmém - 87 premios e 176 indicações em vários festivais renomados, British Comedy, Emmy, Golden Globe, Peabody e outros. No dia 14 de janeiro de 2000, a série ganhou uma estrela na Calçada da fama em Hollywood, e atualmente é vista em mais de 110 países.


Desde seu ínício a série passou por altos e baixos, e diferentes formas de mostrar humor. Nas primeiras temporadas quando ainda os traços do desenho era muito diferente do atual, lembrando ainda as vinhetas, os episódios tratavam mais sobre assuntos famíliares. Cada problema era quase que uma crônica, que tratava o dia-a-dia, e fazia jus a descrição do programa que tinha como base criticar a sociedade (principalmente a classe média) americana.
Com o passar do tempo a série ganhou prestígio em todo o mundo e começou a ser mais abrangente em seus assuntos. Largou seu lado exclusivamente famíliar americano e passa a usar como enredo o que estava acontecendo no mundo. Tentando continuar o grande humor coisas forçadas de mais começaram a se passar nos episódios e a série entrou em decadencia durante as temporadas 10 até 12 que ficaram conhecidas como Era Scully (que é o nome de quem fazia os episódiso na época). Agora a série que já está na 18º temporada e se recupera gradualmente da sua era negra.





Uma curiosidade que nao devem ter pensado nisso, é o facto do fio do cabelo em cima da orelha ter uma forma de M, de Matt Groening :)
in simpsonsbr.com

3 comentários:

Anónimo disse...

"Vamos ver o ximpxons,mori?"
hehe.. somos, de facto, dois fans atentos da serie.. vemos smp q pudemos..*)
e fico mt feliz por teres dedicado aqui este espacinho aos simpsons..*) quem nao se parte a rir co bart?ahah

beijinho meu amor*

Anónimo disse...

é de facto a melhor serie de tds os tempos para mim.. foi uma serie q me acompanhou durante a vida tda e ainda acompanha tds os dias na fox e embora ja os tenha visto e revisto mais de 10 x cada, n me canso de os ver e o facto é que me riu sp as gargalhadas com as piadas...
estou ancioso pelo filme.. so estou a ponderar se vou ou nao a estreia :p..

este teu blog elevou consideravelmente o seu nivel com este post :).. eheh

grande a braco e viva os SIMPSONS!!!!!

Anónimo disse...

Esta serie acompanha-me desde pequenina e n me canso de a ver!As personagens têm um humor fantastico e rio-m bastante c todos eles. Lembro-m qdo era pequenina e ficava à espera do tal episodio e, dp, via-o com o meu pai e o meu irmao. Ainda hoje, quando vejo algum episodio repetido, lembro-me de qdo o vi em pequena. É claro q existiam certas coisas que me passavam ao lado cm o facto do Smithers, empregado do Mr. Burns, ser gay e ser apaixonado pelo seu patrao mas isso é outra conversa lol...
Bem... Vou ver o Simpsons lol